GUIA DE EMPRESAS
O quê
Onde?

São José promove campanha de alerta sobre a hanseníase


Cidade busca despertar a necessidade da busca por atendimento médico de forma precoce

Imagem de São José promove campanha de alerta sobre a hanseníase Ações educativas serão realizadas nas salas de espera e nos atendimentos das unidades de saúde (Foto: Divulgação / PMSJC)
Publicado em 10/01/2019 19h19
por redação/ SpotVale

A partir da próxima segunda-feira (14), a Prefeitura de São José dos Campos realiza a campanha “Janeiro Roxo”, uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde que estipulou o último domingo do mês de janeiro como o Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase. A campanha busca divulgar informações sobre os sinais e sintomas da doença, conhecida popularmente como lepra.

Segundo a prefeitura, a meta é “despertar a necessidade de se buscar atendimento médico precocemente, levando ao tratamento adequado, prevenindo as incapacidades permanentes e reduzindo o preconceito que existe em torno da doença”.

Serão realizadas ações educativas nas salas de espera e nos atendimentos individuais ou em grupos das unidades de saúde. Também estão previstas campanhas de divulgação em pontos de grande circulação de pessoas, como Paço Municipal, Poupatempo e Rodoviária Velha, através de cartazes produzidos por alunos das escolas municipais Emanuel Antônio dos Santos, Maria Antonieta Ferreiro e Álvaro Gonçalves.

A hanseníase é uma doença causada por uma bactéria (Mycobacterium leprae), transmitida por via respiratória, que pode manifestar-se em sua fase inicial através de manchas avermelhadas, esbranquiçadas ou amarronzadas, que não apresentam sensibilidade ao calor, frio, dor ou toque.

Também pode haver sensação de formigamento em mãos e pés, placas, caroços ou inchaços e redução da força muscular. Se não houver tratamento correto, o paciente pode adquirir incapacidades permanentes.

A doença possui um período de incubação longo, entre 2 a 7 anos. O indivíduo possui o micro-organismo, mas não apresenta os sinais e sintomas, por isso é importante a identificação de casos positivos e também das pessoas com quem convive, no domicílio, locais de trabalho e escolas.

espaço publicitário do Guia de Empresas
Gestão Smart

Gestão Smart

Serviços de Consultoria em Gestão da Qualidade, Certificado Digital, Contabilidade em geral, Consultoria...

(12) 3209-5...

Comentários

Utilize o Facebook para comentar a notícia

Ver todas as noticias em São José dos Campos